E N T R V I S T A
Tito se abre com seus fãs em um super bate papo...
 

Há 22 anos nascia em Presidente Epitácio (interior de SP) Tito.  A partir dos 15 anos, morando em Itatiba, SP, e assumindo a arte da dança participou do Criança Esperança e de Festivais, com 18 anos precisou decidir entre a música e a dança começou a compor e lançou seu primeiro CD demonstrativo. Shows de rádio e eventos em toda região de Campinas marcaram a divulgação do CD.

A composição da música “Simplesmente Sei”, levou Tito até a cantora baiana Claudia Leitte, que se emocionou com a homenagem em um vídeo feito por amigas de Tito.

Uma nova fase se iniciava, Tito cantou em vários shows com Claudia Leitte e a pedido da mesma passou a marcar presença nos shows feitos na região.

A cantora então, que anteriormente, tinha ouvido através de seu produtor a canção “Horizonte” decidiu incluí-la no repertório de seu novo projeto, a gravação do CD e DVD ao vivo no Rio de Janeiro.

No dia 12 de setembro deste ano Tito lançou em Itatiba, com uma mega produção, seu novo CD intitulado de “Bem-Vindo”, contendo 10 músicas de sua própria composição.
 
Sejam então “Bem-Vindos” ao universo e a música de Tito, o começo de uma história.

 
Selecionamos algumas peguntas de fãs do Tito e segue as respostas dadas pelo próprio astro em questão, com vocês.... T I T O ....
 

1 - Vanessa - Qual seu recado para os fãs?

Tito: Muito obrigado pelo carinho, pela verdade nas atitudes de todos vocês. O que me importa na verdade é isso, que vocês estejam comigo de coração. Essa força que vocês me enviam é energia fundamental pro acontecimento das coisas. Obrigado por permitirem que eu entre na vida de cada um, e MUITO obrigado por já fazerem parte da minha.

2- Thaty - Qual foi a música do cd ‘Bem Vindo’, que você depois que viu com os arranjos, melodias, ou seja, pronta para o CD que você falou: “Essa é A música"?

Tito: Todas as músicas me surpreenderam muito, principalmente as que ganharam cara nova, mas Vem Beijar e Eternamente se destacaram. São músicas muito fortes em diferentes sentidos, quando ouvi a primeira vez parecia criança (rsrs.)

3 – Thaty - Pra você quais são os melhores cantores, compositores e ícones da música brasileira?

Tito: Nossa música é privilegiada demais! Temos grandes artistas, alguns eternizados pela irreverência ou simplicidade. Eu sou fã declarado da Elis, mulher atemporal, diferente de qualquer coisa que já apareceu na nossa música. Admiro o Fernando Anitelli, grande compositor e artista, junto da trupe do Teatro Mágico vem construindo um capítulo muito bonito. Claudinha Leitte, Ivete, Daniela Mercury, vozes povo, da nossa alegria, guerreiras! Toda a galera da bossa... Graças a Deus admiro muitas pessoas.

4 – Fabiana - Como você se sente tendo uma musica sua gravada por uma cantora de nome como Claudia Leitte?

Tito: Surpreso (rsrs) muitas vezes quando me pego pensando fico surpreso. Mas é uma alegria muito grande, principalmente pela pessoa que a Claudia é, simples, cara lavada, generosa. A gravação de “Horizonte” por ela foi um respiro fundo pra mim, um alívio, certeza de estar caminhando. Presente inesquecível.

5- Tamires - Qual a sensação de subir a um palco para cantar, ver aquela multidão a sua frente, o carinho e admiração dos fãs em relação ao seu trabalho?

Tito: É a coisa mais linda do mundo, uma comunhão muita grande. Sinto-me parte de uma unidade, ali presente, vibrante, cantando, respirando a mesma energia e partilhando do mesmo sentimento! Tenho um respeito gigante pelo meu público, me entrego mesmo, de corpo e alma.

6 – Julyni Barreto - Como costuma fazer suas composições? Tem um ritual? Precisa estar se sentindo de alguma forma especificamente? De onde costuma vir à inspiração?

Tito: Eu componho só de madrugada. Acho que uma ou outra música nasceu fora desse período. Preciso estar tranqüilo, conectado ao que quero dizer emocionalmente. Normalmente me sento na cama, respiro fundo e começo a escrever e cantarolar a melodia, aí vai fluindo. Mas nem sempre é do mesmo jeito, ás vezes já tenho um tema na cabeça, uma frase, aí só desenvolvo o restante. A inspiração vem desse mundão, de situações que eu vivi, que outros viveram, filmes livros, artistas.
 
7- Evandro - Desde o ínicio da sua carreira qual foi o momento mais marcante e o que isso lhe trouxe pra vida profissional?

Tito: Alguns são muito importantes, o show de lançamento do “Bem-vindo”, mas acho que vou contar sobre a primeira vez que eu cantei com a Claudinha, em Jaguariúna. Cantamos Sina do Djavan, foi uma noite de muitos obstáculos. Naquele momento eu percebi a força da positividade, e de como as coisas eram realmente possíveis. Foi um dia de aprendizado, de autoconfiança, controle de emoções, ousadia. Em cima daquele palco, ao lado dela eu pude perceber o quanto as coisa eram relativamente simples, como tudo era realmente uma questão de amor, ao próximo, a música, amor-próprio. Guardo esse momento com muito carinho.

8 –Japah - Como você se sente, sabendo que pessoas se inspiram em você, que suas musicas fazem pessoas chorar de alegria e sentir que o amor supera tudo?

Tito: Nossa isso é muito forte pra mim, também choro e me emociono muito. Leio algumas mensagens no Orkut, alguns depoimentos que me derrubam, literalmente. É uma alegria muito grande, e uma responsabilidade também. Mas fico muito, muito feliz mesmo por poder, de certa forma, fazer parte da vida dessas pessoas, é um grande presente. Esse sentimento também me inspira e me faz acreditar concretamente na veracidade do amor.

9 – Ama - Qual é a sensação que você sente agora por estar sendo reconhecido por tanta gente? O que passa pela tua cabeça nesse momento?

Tito: Que eu vou ter que trabalhar duro, cada dia mais (rsrs...)
Quero dizer muita coisa às pessoas, trazer muitos sons, idéias, discussões. Reconhecimento só vem através de trabalho. Espero que as pessoas continuem me dando essa oportunidade de “dialogar” com suas emoções.

10- Clara Tavares - Você acha que ter sua música gravada pela cantora Cláudia Leitte ajudou de alguma forma na sua popularidade?

Tito: Claro que sim.  Aliás, eu percebi que uma das intenções dela foi essa, além da homenagem aos fãs, fazer com que as pessoas conhecessem o meu trabalho. Claudinha é muito generosa. A música se tornou muito especial pra ela e pra todos os fãs, isso é lindo demais.

11 – Luh - Qual é o seu sentimento relacionado à música?

Tito: É um sentimento vital. Eu acordo cantando, ando na rua cantando, tomo banho cantando, só não como cantando pra não ser mal educado (heheh)
A música é minha melhor forma de expressão, meu aconchego quando estou sozinho.

12 – Fernanda - O que o Pocket Show da UOL representou para você?

Tito: Quando entrei no site e vi minha foto ali fiquei parado, parecendo bobo! Visito a página de música da UOL diariamente, gosto de me manter informado sobre o que está acontecendo no meio e ali sempre encontro informações diversas. De repente eu estava no site! Fiquei surpreso com o convite, eles arrebentaram na edição, ficou show de bola.

13 – Maria Helena - Têm alguém em especial que você pensa para compor suas musicas?

Tito: Sempre! Muitas pessoas passam pelas minhas músicas.

14 – Néia – Quando você compõe suas musicas?

Tito: Quando sinto a necessidade de falar sobre algo.

15 – Carol - Quais são seus cantores preferidos e que tipo de musica costuma ouvir?

Tito: Eu ouço de TUDO mesmo! Da bossa ao Hip Hop, acho legal conhecer a mistura das pessoas, acrescenta muito. Mas me identifico mais com o pop. No pop vale tudo, jazz, MPB, soul, R&B, é um estilo mais liberto. Atualmente tenho escutado as músicas novas da Beyoncé.
 
16 – Marangoni - Qual foi a maior dificuldade na sua carreira até hoje?

Tito: Encontrar parcerias que acreditem e somem realmente ao trabalho. Á indústria da música é complicada, envolve muita disposição, esforço e credibilidade das pessoas.

17 – Bruna - Tito, o que significa Claudia Leitte para você? O que você aprendeu com ela?

Tito: Ah, Claudinha é uma pessoa muito querida. É uma irmã de coração, uma “madrinha”. Aprendi a ser mais confiante com ela, a ouvir mais o coração.  Ela é um grande exemplo de simplicidade, determinação, mas principalmente de consciência.  Claudia é uma pessoa consciente da realidade que a cerca, isso agrega respeito e responsabilidade.

18 – Bruna - Quais são seus planos para o futuro? Pretende gravar um DVD?

Tito: Simmmm, não vejo a hora de gravar um DVD, mas ainda não é o momento. Agora preciso me concentrar nas rádios, espalhar as músicas por esse Brasilzão, fazer muito show. Quero conhecer meus fãs, essas pessoas que me dão tanto carinho, alguns são de longe, Manaus, Recife, Minas. Tem muito chão pela frente.

19 – Bruna - Como você esta lidando com esse "assédio" dos fãs, sabendo que isso é apenas o começo?

Tito: Recebo com muito carinho! Quero abraçar todo mundo, dizer obrigado. Todos que trouxerem verdade e carinho serão bem recebidos.

20- Taty - Se você pudesse fazer uma trilha sonora da sua vida quais seriam as músicas dos 10, 18 e 22 anos? 

Tito: Essa é sensacional... muito boa a pergunta. Na verdade acho q sempre foi uma mistura de tudo, em todas as idades. Tom Jobim, Elis, Luis Miguel, Mercedes Sosa, Madonna, Shakira, Mariah... sempre ouvi tanta coisa, tantas músicas marcantes...vou pensar direito, e numa próxima escolho as três, combinado ??

 

Fonte: Mr Balada
 
 
 
 
 
 
 
     
 
 

Todos os direitos reservados para MR BALADA 2002 / 2008
Produção: Yuri Rossi
www.mrbalada.com.br